COMUNIDADE DE SANTA BÁRBARA SE AUTO RECONHECE COMO REMANESCENTE DE QUILOMBO

A Comunidade quilombola de Santa Bárbara, localizada aproximadamente 10Km de Cândido Mendes, recebeu a visita da equipe da Secretaria de Ação e Bem Estar Social (SEMABES) juntamente com a coordenação de igualdade racial para tratar do processo de certificação estadual. Nas reuniões com os quilombolas, foram apresentadas ações de igualdade racial promovidas pelo poder público municipal e estadual com vistas ao fortalecimento da identidade étnica ao processo de auto identificação e reconhecimento junto aos órgãos públicos. Dessa forma, com a comunidade se auto reconhecendo como quilombolas, poderão acessar mais facilmente as políticas públicas e adquirir mais benefícios.

A comunidade de Santa Bárbara, assim como outras do município, possui um histórico que as identifica como remanescentes de quilombo, como a descendência de escravos, a manutenção da identidade étnica, características da religiosidade de matriz africana e muitas outras. Na ocasião, foi realizada assembleia com quase 100 pessoas, registrada a ata, e realizado também o registo fotográfico das relíquias históricas presentes na comunidade, além de entrevistas com os moradores mais antigos. Uma entrevistada, foi a senhora Maria de Lourdes, de quase 100 anos de idade, neta de escravos, que contou um pouco de sua história de vida.

A Secretária adjunta da Assistência Social, Márcia Matos, ressaltou as vantagens que o povoado passará a ter acesso. Pontuou ainda que a primeira dama do munícipio, Sofia de Jesus, está empenhada para que toda a população remanescente de quilombo tenha acesso e seja assistida por políticas públicas, que reparem, pelo menos um pouco, os séculos de marginalização. A secretária da pasta, Rosangela de Jesus, pontou a importância do cadastro ou recadastro ao CadÚnico para poderem receber todos os benefícios.