PREFEITO FACINHO E A SECRETÁRIA DE AGRICULTURA DE CÂNDIDO MENDES RECEBEM O SECRETÁRIO DE ESTADO DO TRABALHO E DA ECONOMIA SOLIDÁRIA

PREFEITO FACINHO E A SECRETÁRIA DE AGRICULTURA DE CÂNDIDO MENDES RECEBEM O SECRETÁRIO DE ESTADO DO TRABALHO E DA ECONOMIA SOLIDÁRIA

A convite da secretaria de agricultura de Cândido Mendes, o senhor Jowberth Alves – Secretário de Estado do trabalho e da economia solidária – esteve, na tarde de ontem (20/02), presente em reunião com o prefeito Facinho e a secretária de Agricultura, Joana Costa Cunha. Na oportunidade, o secretário apresentou alguns dos projetos os quais a sua pasta representa.

.

A secretaria do trabalho e da economia solidária desenvolve trabalhos voltados para os setores produtivos, desenvolvendo políticas públicas baseadas na criação de emprego e renda para dentro dos municípios maranhenses. Para que o fomento chegue até as cadeias produtivas é necessário que haja parcerias entre a secretaria de Estado e alguma associação ou entidade, como é o caso da secretaria municipal ou alguma entidade ou associação, assim como o sindicato dos trabalhadores rurais e o grupo dos apicultores os quais, segundo a secretária já está sendo providenciada a criação da associação para esses trabalhadores.

.

Assim como na agricultura, o setor pesqueiro também é favorecido através da capacitação dos produtores com o desenvolvimento de projetos visando o fortalecimento da produção familiar.

.

 

Segundo o secretário de Estado, a secretaria também trabalha com os microempreendedores que depois de capacitados recebem incentivos do Governo através do Banco da Amazônia.

.

Um dos programas que mais chamaram a atenção do prefeito Facinho foi o “Rua Digna” que consiste na pavimentação de ruas utilizando a mão-de-obra das próprias localidades. O projeto é destinado àquelas ruas se encontram em situação de vulnerabilidade, principalmente as ruas das zonas rurais do município. “Identifiquei neste projeto uma forma de valorizar o trabalho das pessoas, incentivando a mão-de-obra local. Este projeto será, sem dúvidas, uma forma de melhorar a economia do nosso município como um todo.” Pontuou o prefeito.

.

No projeto “Rua Digna” o Governo do Estado libera os recursos e os moradores das ruas comtempladas contribuem com a mão-de-obra, em formato de mutirão, em seguida recebem pelos trabalhos prestados.

.

“É importante salientar, que, todos os projetos da Secretaria de Estado são voltados para a criação de empregos e promoção da rendas dos municípios. Vale ressaltar, também, que, não são todos os municípios que se enquadram no perfil de beneficiários. A vantagem do nosso município, frente aos demais é que já possuímos os requisitos para termos acesso aos benefícios da secretaria estadual. Além disso, os recursos já encontram-se disponíveis, em outras palavras, o que falta é basicamente realizar a solicitação, o que já está sendo providenciado, tendo em vista que o edital para a solicitação será lançado ainda no final deste mês.” Afirmou a secretária Joana Costa.

.

“A secretaria visa o melhor para a nossa cidade, especificamente para os setores da agricultura familiar e pesca, a secretaria de agricultura de Cândido Mendes pretende sempre buscar parcerias junto ao governo do Estado, pois através de um bom trabalho, alcançaremos o nosso objetivo que é o de promover uma renda melhor para as pessoas que se encontram dentro das cadeias produtivas, assim como impulsionar a economia do município.”  Finalizou a secretária.

.

Em retribuição à visita do secretário de Estado ao município, o prefeito de Cândido Mendes e a Secretária Municipal de agricultura estarão, no próximo dia 05/03 em São Luís para uma audiência sem eu gabinete.

 

Por Kristofferson Tavares Lopes – ASCOM

ASCOM Prefeitura de Cândido Mendes