CONSELHO TUTELAR PROMOVE SEMANA DE PREVENÇÃO CONTRA GRAVIDEZ NA ADOLECÊNCIA.

CONSELHO TUTELAR PROMOVE SEMANA DE PREVENÇÃO CONTRA GRAVIDEZ NA ADOLECÊNCIA.

Criada por lei federal, a semana que vai do dia 1º ao dia 6 de fevereiro e foi inserida no estatuto da criança e adolescente –ECA tem o objetivo de conscientizar toda a população sobre a necessidade de evitar a gravidez precoce.

 

Devido ao momento de pandemia, as atividades nas escolas e praças, por exemplo, estarão suspensas este ano, porém o conselho tutelar intensificará as atividades de conscientização nas rádios e rede social.

 

Segundo o Conselheiro Dedson Carlos, a falta de informação ainda é um dos maiores entraves, tanto para as adolescentes quando para os pais, além disso, a gravidez na adolescência é uma das principais causas de evasão escolar. A promoção de ações de conscientização visa mostrar para as adolescentes que elas possuem um longo caminho pela frente, e que existem outras prioridades, antes de pensarem em serem mães.

 

Estudos mostram que o Brasil tem 68,4 bebês nascidos de mães adolescentes a cada mil meninas de 15 a 19 anos e que o índice brasileiro está a cima da média da américa-latina que é de 65,5. Portanto, o trabalho de conscientização promovido pelo conselho tutelar é tão importante, a final, “Gravidez na adolescência NÃO é brincadeira”.

 

Por Kristofferson Tavares Lopes – ASCOM

ASCOM Prefeitura de Cândido Mendes